Início > Reviews > Resenha – Pathfinder Chronicles: Second Darkness Map Folio

Resenha – Pathfinder Chronicles: Second Darkness Map Folio

Second Darkness foi a campanha que mais tentou ser épica até o momento de sua publicação, trazendo grandes revelações de mistérios de Golarion, tendo os drows como adversários e uma trama apocalíptica onde o mundo realmente precisava ser salvo da destruição. Porem, essa ambição não teve sucesso, não só os previews do Pathfinder RPG acabaram ofuscando sua publicação, como a escassez de recursos por causa de seu lançamento afetaram muito a qualidade das aventuras que ganhariam muito com um pouco mais de revisões. Mesmo assim possui suas qualidades, é uma campanha com bastante foco em interpretação e intriga politica, e é um enredo intrincado e com várias reviravoltas e cenas fantásticas, realmente valendo a pena experimentar.

Durante a adventure path houve uma grande diversidade de locações. Portos piratas, ilhas onde caíram meteoros, ruínas elfícas, cidades subterrâneas, florestas corrompidas e a mais profunda terra dos pesadelos. Sendo assim, o trabalho de arte e projeto dos mapas é realmente elogiável, pois toda essa atmosfera é bem transposta pela cartografia. A primeira coisa que pude notar ao abrir o plástico, foi a adição de  um mapa poster retratando a cidade de Zirnakaynin, o mapa é muito bonito e ajuda bastante a compreender melhor a cidade dentro de uma caverna segmentada em vários níveis. (Spoilers de lugares da campanha a frente) 

Shadow in the Sky: Particularmente eu não gostei do mapa de Riddleport, há muito espaçamento entre os prédios (o que é uma característica elfica, talvez a intenção original fosse que a aventura começasse numa cidade de elfos) e na minha opinião um porto pirata deveria ser mais claustrofóbico e sujo. Os mapas do Gold Goblin são uma raridade, pois é muito difícil imaginar um cassino em D&D e neste caso funciona bem.

Children of the Void: O projeto da ilha inteira é muito bom, os mapas dos locais são simplórios e muito geométricos, mas estão na medida certa. Gosto bastante do mapa final, por ser uma caverna marinha com palafitas de madeira ligando ambientes diferentes, perfeito para pequenas masmorras costeiras, dá para reciclar até os jogadores eventualmente perceberem.

Armageddon Echo: Toda arquitetura elfica é um show a parte, com ambientes orgânicos e cheios de curvas, mas mesmo assim sem deixar de serem funcionais num ambiente de guerra. Os mapas da cidade de Cellwynvian ficaram muito bonitos e eu quase desejo que tivessem sito um poster dupla face.

Endless Night: A arquitetura drow conserva características da arquitetura elfica, porem corrompendo-a com ângulos duros e quebrados. Um detalhe que realmente adiciona a imersão da aventura e merece um parabéns ao Rob Lazzaretti. Infelizmente os mapas das set-pieces são estão presentes, porque a caverna da edição era muito legal.

A Memory of Darkness: Novamente de volta a arquitetura elfica, só que aqui uma fortaleza maior. A consistência interna da arquitetura é bem impressionante. Porem os mapas muito grandes são mais difíceis de usar fora da situação para os quais foram desenvolvidos.

Descent into Midnight: Por fim os mapas finais voltam a masmorras mais tradicionais, o que torna a coletânea mais útil a quem só quer mapas genéricos para dungeons. Devido a natureza da aventura, temos uma porção de locais do mundo subterrâneo com mapas simples e diversificados, perfeitos para aventuras nas Darklands. (Fim dos Spoilers) 

Pathfinder Chronicles: Second Darkness Map Folio

Notas: Aproveitamento: 8,0 Arte: 8,5  Média Final: 8,25

Lançamento: Janeiro/2009

Editora: Paizo Publishing

Cartógrafo: Rob Lazzaretti

Link para o produto 

Anúncios
Categorias:Reviews Tags:, , ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: