Início > Noticias > Detect Magic – A Gen Con e a Paizo em 2012

Detect Magic – A Gen Con e a Paizo em 2012

Entre a Paizo Con e a Gen Con muita coisa foi anunciada pela equipe da Paizo para maravilhar os jogadores do Pathfinder RPG durante 2012 enquanto o fim do mundo não chega em dezembro. Apesar do lançamento da Begginer Box agora no fim de 2011, muito pouco dos lançamentos será realmente voltado para o iniciante, com vários livros voltados para explorar os recantos mais solicitados de Golarion e suplementos de regras voltados a coisas que realmente precisavam de expansão (como as raças, já que desde o livro básico apenas duas novas raças, orc e goblin, ganharam realmente o suporte enquanto raça de personagem jogador). Vamos analisar linha por linha e ver o que o futuro nos aguarda:

Pathfinder Role Playing Game: A linha de livrões capa dura voltado para o sistema em si (em oposição a trazer conteúdo de Golarion) teve poucos anúncios mostrando que realmente o foco da Paizo são as aventuras e o material de cenário. Haverá o Advanced Race Guide que oficializará varias raças como jogáveis e trará métodos de criar ou customizar suas raças para suas campanhas. Tambem falou-se sobre um livro chamado Ultimate Equipment, mas sobre ele ainda sabe-se muito pouco. E como não poderia faltar, no fim do ano provavelmente aparecerá um Bestiary 4.

Pathfinder Adventure Path: O grande anuncio da Gen Con foi a compilação de comemoração de 5 anos de Rise of the Runelords (e também a certeza de que eles não fariam outras compilações para impedir o cancelamento de assinaturas) e que Shattered Star (a segunda AP de 2012) será uma espécie de continuação de Rise of the Runelords (continuando os ganchos do fim da trama, mas com novos personagens de volta ao nível 1). Tambem foram divulgados os nomes individuais e enredo das aventuras de Skull & Shackles (a AP do primeiro semestre com o tema de pirataria), serão : #55 The Wormwood Mutiny, #56 Raiders of the Fever Sea, #57 Tempest Sea, #58 Island of Empty Eyes, #59 The Price of Infamy, #60 From Hell´s Heart. Posso dizer que a história é uma espécie de versão de Kingmaker só que com a construção de uma frota pirata em vez de um reino com direito com um final tão épico quanto foi #36 Sound of a Thousand Screams.

Pathfinder Modules: Ainda não foram feitos os anúncios de 2012 (apenas o ganhador do RPG Superstar de 2011 que terá seu modulo The Midnight Mirror publicado em janeiro de 2011), mas espera-se que a leve mudança da linha de aventuras isoladas mantenha o direcionamento que foi dado no final de 2011 com aventuras criativa e que abordem cenarios mais incomuns e que adicionem mecanismos novos para lidar com aquele tipo de situação (como foi The Harrowing que quase é um suplemento sobre o “tarô” varisiano, ou Academy of Secrets que detalha a famosa escola de magia de Korvosa The Academae).

Pathfinder Campaing Setting: O grande destaque foi o anuncio de Distant Worlds que vai falar sobre os outros planetas do sistema solar de Golarion (os fãs do cenário já sabem que em Golarion os elfos são “alieniginas”, a raça que veio do plano das fadas são os gnomos). Isles of the Shackles vai falar sobre as ilhas do mar dos piratas e seus segredos. Giants Revisited vai dar uma nova profundidade as diversas raças de gigantes. E finalmente Lost Kingdoms vai falar sobre seis impérios extintos de Golarion e sua influencia no mundo atual (até agora só foram divulgados Thassilon, Ancient Osirion e Ghol-Gan, mas depois do anuncio de Mythological Monster Revisited eu não sei se eles vão aguentar ficar sem falar sobre alguma civilização grega para explicar de onde esses monstros vieram, sem falar dos Aboleths que até agora são um mistério).

Pathfinder Player Companion: Os anúncios da linha voltada aos jogadores também ficaram para mais tarde, apenas Pirates of the Inner Sea consta como anunciado para 2012. Será que surgirão novos livros para as novas facções da Pathfinder Society ? Só o tempo dirá. Mas se formos levar em consideração as outras linhas, aguardo um livro sobre os Varisianos que há muito tempo eles merecem.

Pathfinder Tales: A linha de romances continua bombando. Agora que definitivamente se consolidou a venda de ePubs no site da Paizo (com a publicação de todos os romances e contos soltos) em 2012 já foram anunciados Song of the Serpent e City of the Fallen Sky. Parece que Count Varian Jeggare está tirando férias já que depois de Master of Devils até agora nenhum romance novo do personagem mais famoso da linha de ficção da Paizo.

Pathfinder Society Organized Play: A Terceira temporada da Pathfinder Society já começou com o Year of the Ruby Phoenix. Como esse é um evento ao vivo, é difícil ter uma previsão do que está por vir (ainda mais depois do final surpreendente do Year of the Shadow Lodge). Interessante como a Pathfinder Society e suas facções realmente estão ganhando um ar de Legend of Five Rings com os jogadores realmente defendendo sua facção e com um storyline realmente complexo se desenvolvendo. Parabéns a equipe que promove isso, eu realmente gostaria de ter tempo de participar.

Pathfinder Battle Miniatures: Já falei sobre ela recentemente, mas agora ficou claro porque a primeira expansão se chamaria Rise of the Runelords. Não só as miniaturas poderiam ser usadas com a compilação como também podem ser úteis na continuação. Sendo assim haverá o risco de que as expansões serão associadas a Adventure Path da vez ? Vamos ver com calma o quê acontece.

Outra coisa que vale a pena falar é das medalhas de ouro que a Paizo ganhou na GenCon. Eu sou fã, mas como eu não li os competidores eu não sei dizer se foram merecidos mas ai estão :

  • Best Cartography: Ouro para Inner Sea Map Folio (também conhecido como mapa gigantão)
  • Best Free Product: Menção honrosa para o Playtest do Ultimate Combat (ano que vem, We Be Goblins tem de ganhar)
  • Best Monster/Adversary: Ouro para o Bestiary 2 (realmente é muito melhor que o 1)
  • Best Interior Art: Ouro para o Inner Sea World Guide (esse eu me arrisco a dizer que é merecido, é um dos livros mais lindos que já vi)
  • Best Setting: Ouro para Inner Sea World Guide (Golarion pode ser genérico, mas realmente é muito bem feito. Contudo, algo mais criativo poderia merecer.)
  • Fan´s Choice Best Publisher: Ouro para a Paizo Publishing (A Paizo realmente se esforça muito mesmo para lucrar sem desrespeitar os fãs, merece).
  • Best Supplement : Gold para o Advanced Player´s Guide (até ai realmente foi muito bom, mas não apostaria no mesmo para os Ultimates ano que vem, seria marmelada.)
  • Best Adventure: Gold para #43 Haunting of Harrowstone (infelizmente não deve ter dado tempo para concorrer com Wake of the Watcher, mas é muito boa tmb.)
  • Product of the Year: Gold para o Advanced Player´s Guide (pelo visto os americanos gostam mesmo de classes novas).
A Paizo realmente está se consagrando como o melhor material da linha fantasia. Não concordo que o sistema Pathfinder RPG seja o melhor, mas a qualidade do material realmente vale a pena (tanto pela arte quanto pela escrita). Parabéns e que não deixe cair a peteca ano que vem.
Anúncios
Categorias:Noticias Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: