Início > Artigos > Identify – Traits

Identify – Traits

Muita gente considera que o Pathfinder RPG é apenas uma continuação do D&D 3.5E sem agregar valores, mas aos poucos a Paizo tem criado novos sub-sistemas que modificam e adicionam muito ao leque de opção do jogo e que o diferenciam de seu irmão mais velho. Alguns deles não deram certo e foram abandonados (como os feats de achievements), enquanto outros se tornaram tão populares que superaram velhos preferidos da maioria (como por exemplo os arquétipos que desbancaram as classes de prestigio).

Para começar quero falar dos traits, traits podem ser traduzidos como características ou peculiaridades, eles são a evolução final dos campaing feats que começaram lá atrás na trilha de aventura chamada Shackled City que foi publicada na Dragon Magazines. Os campaing feats eram feats que visavam inserir de maneira mais flexível um personagem numa campanha especifica, algo que se já era um problema nas aventuras prontas e se agravava demais numa campanha inteira pronta. Como eles funcionavam ? Eles eram talentos que em troca de beneficios mecânicos, eles assumiam certos fatos no background de um personagem (ex. Nobre de Caldron, dá mais dinheiro inicial mas assume que o personagem é membro de uma das famílias governantes da cidade e por isso vai estar ligado a fulano e sicrano etc…). Tira um pouco de liberdade do personagem ser o que ele quiser ? Tira. Mas ao mesmo tempo permite ao mestre ter uma história muito mais relacionada com os personagens sem precisar saber quem são os personagens (por isso o problema com material pronto). Claro que mestres experientes podem adequar a campanha como achar melhor e uma campanha totalmente escrita para aquele grupo de personagens é sempre melhor que qualquer coisa, o problema é que na vida real não é todo jogador que consegue fazer uma boa história antes da campanha ser escrita e um certo direcionamento pode ajudar muito.

Contudo, um talento não parecia ser a forma ideal de passar essa ideia, afinal esse talento deveria ser gratuito ? E se um jogador gostasse de uma ideia, mas os beneficios mecânicos não combinassem com seu personagem ? Um feat de uma campanha poderia servir na outra ? A Paizo refinou melhor a ideia e com o guia do jogador de Second Darkness nasceu o conceito de traits. Traits são como meio talentos, que só podem ser pegos no primeiro nível na criação do personagem (que começa com dois traits) ou através de um talento chamado Additional Traits que concede mais dois traits ao personagem. Existem seis tipos de traits, basic traits (que se relacionam ao treinamento do personagem e subdividem em combat, faith, magic e social; são mais genéricas que as outras e portanto mais fáceis de usar em qualquer jogo ), racial traits (procuram destacar alguma característica racial ou étnica do personagem ou indicar um desvio da norma daquela raça), regional traits (procuram dar profundidade cultural pelo personagem ter sido criado numa região do cenário), religion traits (procuram definir mais o passado do personagem junto a uma religião e seus preceitos e crenças), equipment traits (modificam a relação do personagem com seus equipamentos) e o campaing traits (estes sim dão profundidade dentro de uma campanha especifica e devem ser feitos pelo mestre um a um, mas existem muitos exemplos e cada adventure path tem os seus).

Como personagens nível 1 são os personagens mais comuns que existem, e como as ideias e conceitos que eles sugeriam eram sempre muito bons, eles viraram uma febre entre os jogadores do Pathfinder RPG e se tornaram marca registrada da linha de livros Pathfinder Companion que aos poucos foi criando traits para todos os reinos, culturas e religiões de Golarion. Finalmente no Advanced Player Guide eles se tornaram uma regra fora do cenário de Golarion e perfeitamente utilizáveis em qualquer cenário. Felizmente como tudo na Paizo que é mecânica de sistema é Open License, você pode conferir a lista de todos os traits publicados aqui ou aqui, faça bom proveito.

 

Anúncios
Categorias:Artigos Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: